No segundo capítulo do nosso livro, vamos estudar os conceitos, em geral, do marketing digital. Se você não sabe o que significa todos aqueles termos estranhos que você vê na web, pode relaxar e ficar tranquilo que, terminando esse post, você entenderá uma boa parte deles. Talvez você pense que, por não entender diversos termos empregados aqui na Internet, talvez você queira sair desse meio e não se inteirar dele. O problema é que, hoje, quem não está por dentro da Internet é considerado ultrapassado, pois não é mais questão de opinião, é questão de necessidade.
Por se tratar de uma ampla área, a Internet possui diversos termos dos quais muita gente desconhece seus significados. O que, talvez, você não saiba é que esses termos que parecem dificílimos de serem entendidos, na verdade, são super simples de aprender seu significado. Explicar como a Internet funciona é o primeiro passo para entender as terminologias. Exsite uma rede de computadores, enorme por sinal, que são interligados (chamados "servidores"), com programas em execução neles (os chamados "sites"), que são cessados por outros computadores por meio de navegadores (os chamados "browsers"). Se formos falar de sites, temos inúmeros termos que não é necessário se aprofundar -a não ser que você queira se especializar nisso-, pois são, em sua maioria, siglas, como, por exemplo, CSSM HTML, PHP, entre outros. Existem também os links ou hiperlinks, que nada mais são que marcações em palavras em que, quando se clica, é levado para uma outra página, fazendo a navegação fluir.. Os banners são espaços que ficam nas páginas, geralmente usados no meio publicitário, com imagens ou animações.
Quando falamos da maior ferramente de busca atualmente conhecida, o Google, temos vários termos diferentes. Podemos citar os links patrocinados, que são anúncios pagos que aparecem junto a busca; Google AdWords, que cria campanhas onde você define anúncios em texto e os liga às palavras-chave; Google AdSense, que permite que qualquer site incorpore os anúncios em suas páginas e seja remunarado com isso; Google Analytics, uma das melhores ferramentas, pois trata-se do monitoramento do seu site.
Citando o que está presente na Internet, além dos websites, temos o e-commerce, que nada mais é que uma, digamos, loja online, onde são vendidos produtos pela Internet. Vemos empresas que poderiam lucrar e se beneficiar desse método virtual, mas muitas tem receio de se arriscar e, quando um concorrente consegue chegar a algum lugar se arriscando, se arrepende por não ter tentado primeiro. Um exemplo citado no livro é o caso da Gol, companhia aérea que revolucionou o método de compras de passagens aéreas. Fora o e-commerce, temos os mashups e widgets, que são, respectivamente, misturas de partes de outros sites na construção de um determinado site e aplicações criadas para funcionarem livremente em diversas plataformas. Temos também o crowdsourcing, que se refere aos sites colaborativos determinados a criar algo específico. Ele se diferencia dos sites colaborativos justamente porque possui uma finalidade específica, enquanto nas colaborações não. Há, também, o chamado "código aberto", que parte do princípio de que, quanto mais pessoas desenvolvendo um software, mais rápido ele é feito e menor é o custo. Fazendo um software sozinho, privamos outras pessoas e empresas da tecnologia desenvolvida. Isso quebrou paradigmas, mostrando que o modelo colaborativo faz com que todos ganhem e a experiência profissional seja compartilhada.
Bom, depois de tantos termos, a maioria em inglês, podemos voltar pro foco do Marketing Digital. Temos que ter consciência de que, na Internet é o consumidor que fica no controle. Sua empresa pode não estar lá, mas o consumidor está e, com certeza, está falando bem ou mal, compartilhando com outras pessoas. Lembre-se sempre que a Internet não é como a mídia tradicional, ela afeta seu negócio independentemente de sua vontade. Uma parte importante que é observada é como o marketing digital tem que analisar o comportamento do consumidor. Isso permite definir estratégias muito mais adequadas a cada um dos ambientes e a cada uma das situações presentes na Internet. Isso faz com que se tenha, não um modelo padrão fixo, mas sim um modelo mutável, que se adapte a qualquer situação, centrando-se no consumidor, ou seja, o colocando no centro dos seus princípios. Com isso, é importante lembrar que são utilizadas ações estratégicas, táticas e operacionais e, além delas, o monitoramento, do qual falaremos mais a frente. Em relação a essas ações estratégicas, o marketing digital é composto por sete ações que estão ligadas entre si, pois é necessário essa interação, tendo uma delas uma maior importância para o funcionamento das demais. São elas:
- Marketing de conteúdo: considere que 90% dos internautas começam sua navegação pelos sites de busca e, mesmo colocando anúncios neles, menos de 10% os acessam, fazendo que os 80% restante naveguem no conteúdos dos sites e blogs. Para conseguir atrair essa audiência, você tem que ter uma estratégia de marketing de conteúdo para seu site. É fundamental planejar, criar e publicar conteúdo em seu site para que ele fica ainda mais visível na Internet;
- Marketing nas mídias sociais: as mídias sociais são sites construídos para permitir a colaboração de conteúdo, a interação social e o compartilhamento de informações, como os blogs, reses sociais, entre outros. Elas são muito importantes para qualquer estratégia ou ação de marketing, visto que, no Brasil, mais de 80% dos internautas participam de alguma mídia ou rede social;
- Marketing viral: uma palavra que define o marketing viral é boca-a-boca. O chamado "efeito viral", como um vírus, é usado por empresas para transmitir uma mensagem de marketing, embora ainda seja pouco utilizada, pois demanda criatividade e entendimento do ser humano e suas atividades básicas;
- E-mail marketing: por se tratar do mais usado meio de comunicação na Internet, o e-mail marketing foi feito pensando na velha mala direta, ou seja, envia-se um volume de e-mail para que se tenha um resultado satisfatório. Mas, como a tecnologia evolui bastante, podemos englobar aqui qualquer tipo de mensagem não instantânea que possa ser enviada em massa para pessoas específicas;
- Publicidade online: esse tipo de publicidade foi iniciado com os banners publicados em sites, imitando os anúncios de mídias externas e impressas. Com o tempo, foram utilizadas som, vídeo, animações, e não só imagens;
- Pesquisa online: a pesquisa é a base da atividade de marketing, seja digitalmente ou não. Pela insistência, a Internet permite pesquisas mais elaboradas e, muitas vezes até de graça, em comparação com as pesquisas tradicionais. Muitas vezes, você, em vez de perguntar o que as pessoas acham sobre determinado assunto, você pode somente olhar o que elas já escreveram sobre ele, o que é uma vantagem;
- Monitoramento: é a ação estratégica de maior importância, estando, digamos, no centro das outras ações, pois com ela sabe-se tudo que ocorre nas demais ações. É uma grande vantagem do marketing digital ter essa medição de resultados, visando uma melhoria das ações. Ele não é utilizado somente para medir resultados, mas também para ver como a imagem da marca está, a opinião dos consumidores sobre algo, etc.
Fechando mais um resumo, podemos finalizar com a seguinte ideia descrita no livro: "a Internet é de quem faz. Mexa-se, mergulhe no rio e conheça seu reino".
Nenhum comentário:
Postar um comentário