Chegamos ao terceiro capítulo do nosso livro, que trata, particularmente, de marketing de conteúdo. Ele diz por que o conteúdo para o consumidor é importante e como pode ser usado em blogs corporativos. Mas a primeira coisa a se falar é a relevância do conteúdo. O consumidor busca algo em primeiro lugar nas ferramentas de busca, sendo iniciadas assim quase 90% das visitas na Internet. Segundo o livro, essas ferramentas mudaram as pesquisas por produtos em pesquisas por informações, pois o consumidor passou a consumir informação útil e relevante (o chamado conteúdo). Mas temos que deixar claro que não só o volume de conteúdo é importante, a sua qualidade, utilidade e relevância também possuem parcela significativa nessa importância.
Um exemplo citado no livro é o YouTube, pois, por se tratar de um site de postagens de conteúdos (no caso em formato de vídeos e não de textos, como ocorre tradicionalmente), fez com que o site tomasse proporções grandes até o Google comprá-lo por uma grande quantia de dinheiro (mais de 1,5 bilhão de dólares). Resumindo: se o Google pagou esse preço pelo YouTube, significa que ele é realmente relevante, então, podemos afirmar que o conteúdo é relevante. A maioria dos sites que oferecem conteúdo relevante os oferecem gratuitamente. E o que isso provoca? Os clientes passam a ter a marca da sua empresa fixada na cabeça, sem pensar duas vezes. É o desejo de toda marca, praticamente, rs.
Definindo marketing de conteúdo, segundo o livro:
"É o uso do conteúdo em volume e qualidade suficientes para permitir que o consumidor encontre, goste e se relacione com uma marca, empresa ou produto". (TORRES, Cláudio. A Bíblia do Marketing Digital. São Paulo. Editora Novatec, 2009, p. 87)
Podemos perceber que a ideia é gerar conteúdo útil e relevante para o consumidor, sem que haja uma interferência comercial. Mas o marketing de conteúdo tem suas regras e a principal delas é o planejamento. Precisa-se ter uma visão clara do que você quer gerar e para que finalidade. Assim, podemos definir seis etapas do planejamento. A primeira é quem é o público alvo, pois antes de tudo precisamos saber com quem queremos nos comunicar, quem queremos atingir quando divulgamos uma mensagem e criamos um relacionamento pelo marketing de conteúdo. Em segundo tem-se o que se pretende a partir desse público alvo, pois a partir daqui iremos para a plicação da estratégia, ou seja, precisamos de algo específico para pôr em prática. Em terceiro, como se comporta esse público alvo, pois o comportamento do consumidor é super importante (como já mencionado nos posts anteriores certo?) e caso você não saiba, pesquise para ter esse conhecimento. A quarta etapa trata de que informação o publico alvo procura, pois, sabendo dessa informação, o conteúdo será definido naturalmente, ou seja, o conteúdo é gerado após ter a informação do cliente clara. Já a quinta etapa fala de que conteúdo devemos produzir para o nosso publico, pois, já sabemos a informação que ele busca, só falta definir qual conteúdo produzir. Por fim, a última etapa é a produção desse conteúdo. Se você não consegue produzir, use a Internet! Nela, o que não falta é conteúdo. Só não esqueça de citar as referências, é claro.
Em se tratando da importância do marketing de busca, essas ferramentas ajudam o seu publico alvo a encontrar o conteúdo desejado e sua empresa, mas precisamos saber como fazer para que seu site seja encontrado, pois, a grande maioria dos internautas clica nos sites da primeira página dos resultados da busca e esse é o principal objetivo do marketing de busca. Podemos, então, dizer que esse tipo de marketing é uma das atividades do marketing de conteúdo. Sem conteúdo você é, digamos, invisível na web. Agora, uma plataforma que supre bastante as necessidades e é super importante sua empresa possuir um é o chamado blog. Existem blogs pessoais, em que diferentes pessoas criam suas páginas para tratar de assuntos específicos do seu interesse e assim, junto aos comentários, interagir com pessoas sobre este mesmo assunto; blogs profissionais, que são páginas de pessoas ou grupos que tratam de variados assuntos, mas tem um interesse comum, que é o de possuir um público fiel para depois explorar o blog comercialmente; e o blog empresarial, que alguns chamam de "blogs corporativos". Esse último trata da forma como uma empresa de relaciona com a comunidade através do conhecimento, ou seja, divulgando informações úteis e relacionadas ao seu negócio.
Após ler tudo isso, já pode-se implementar uma boa estratégia de marketing de conteúdo, mas ele tem regras, que são explicadas abaixo:
- Por não ter controle do resultado, do número de visitas e da interação com o consumidor, faça o favor de fugir dos portais de blog (como este Blogger que cá vos fala). Sua empresa deve ter um blog instalado no mesmo servido do site dela, tendo controle de tudo sobre ele;
TenhaTente uma URL própria para seu blog. Existem empresas que colocam o blog em um caminho após o site da empresa (aqueles blogs após a "/"), mas experiências comprovam que se obtêm melhores resultados com URLs exclusivas para blog;- Planeje! Pense quem são seus cliente e para quem você tá escrevendo ou porque eles vão ler;
- Lembre-se que sua empresa tem que postar, ser ativa, estar ali presente. Isso afeta bastante os usuários. Se sua empresa não é ativa, não cria fidelidade;
- Divulgue e monitore. Monitorar é tão importante quanto publicar informações.
Você deve ter em mente que é preciso ter uma divulgação constante na Internet, seja por meios de outros blogs (muitos blogueiros indicam outros blogs), seja por mídias sociais ou por outros meios de comunicação online. Um bom plano de divulgação tem sempre algumas dicas que podem ser compartilhadas. Seguem algumas, que analisei serem as mais importantes, abaixo:
- Utilize os sites que organizam e agregam links e conteúdo, pois eles publicam artigos e links de outros e possuem uma grande audiência;
- Olhe para os comentários, pois ler e comentar sobre algum assunto em outros blogs gera um divulgação do seu blog, pois a maioria dos comentários permite colocar seu nome e a URL do seu blog;
- Participar de fóruns relacionados ao seu conteúdo é ótimo, pois você pode ler e comentar as publicações mais interessantes;
- Tenha uma ótima relação com blogueiros, eles podem te ajudar. Alguns divulgam quem tá começando e isso já gera uma repercussão grande;
- Divulgar sua URL sempre que possível é uma opção importantíssima. Em qualquer assinatura, coloque sempre o endereço de seu blog;
- Procure novidade sobre seu conteúdo, pois assuntos novos repercutem bastante. Não sabe o por quê? Simples: se você posta algo novo e as pessoas vão pesquisar sobre ele, isso vai te favorecer, pois há pouca informação nova sobre esse tema
Fechando mais um resumo do nosso livro, vamos fechar como sempre fazemos, citando uma frase que nosso autor nos expõe: "Monitore, monitore e monitore. Não se esqueça nunca disso".
Até o próximo resumo, pessoal!
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